Venha conhecer um pouco mais sobre como a IEPA surgiu e todos os passos que foram dados em nosso caminho para chegarmos ao lugar em que estamos hoje!
Como tudo começou
Nossa história
Início
O ano era 2011. Em um curso de gestão estratégica, encontrei com a antiga proprietária da escola, que tinha o nome de Instituto Educacional Infantil Pequeno Aprendiz e atendia somente crianças de 0 a 6 anos. Essa escola já existia desde 2004.
A antiga proprietária, no intervalo do curso, me contou que estava vendendo a escola e eu levei essa informação para minhas antigas “chefes”. Eu trabalhava como coordenadora há 7 anos, numa escola muito bem-conceituada na região e as diretoras pensavam em expandir as unidades.
Apresentações feitas entre as diretoras, iniciou um processo de auditoria e consultoria com uma empresa para intermediar as negociações. Passado 1 ano, o cenário mudou na vida das diretoras e desistiram da compra.
FAQ
Quais são as perguntas que mais recebemos?
Add paragraph text. Click “Edit Text” to update the font, size and more. To change and reuse text themes, go to Site Styles.
Como tudo começou
Em 2011, o embrião do que hoje é a IEPA começou a se formar a partir de uma oportunidade inesperada. O Instituto Educacional Infantil Pequeno Aprendiz, fundado em 2004 e voltado para crianças de 0 a 6 anos, surgiu em uma conversa de bastidores de um curso de gestão estratégica. Naquele momento, a escola estava à venda, e essa informação logo despertou o interesse. Após um período de auditoria e negociações, que envolveu estudos profundos sobre a escola, um novo capítulo foi aberto em maio de 2012. Nesse ponto, já não era apenas uma ideia, mas o início de uma nova era, marcada pela assinatura do contrato de aquisição da escola.
Assim nasceu a IEPA – uma instituição que, desde o primeiro momento, foi conduzida pela visão de oferecer uma educação baseada em processos de aprendizagem inovadores, alinhados com os princípios construtivistas, colocando a infância e o desenvolvimento integral dos alunos no centro de suas atividades pedagógicas.
Assim nasceu a IEPA – uma instituição que, desde o primeiro momento, foi conduzida pela visão de oferecer uma educação baseada em processos de aprendizagem inovadores, alinhados com os princípios construtivistas, colocando a infância e o desenvolvimento integral dos alunos no centro de suas atividades pedagógicas.
Crescemos
Com uma sólida fundação, a IEPA iniciou um período de grandes transformações. De uma escola que atendia exclusivamente à Educação Infantil, a instituição evoluiu para abranger também o Ensino Fundamental a partir de 2018. Esse crescimento foi impulsionado pela demanda da comunidade e pelo desejo constante de proporcionar uma educação de excelência.
Entre 2012 e 2019, o número de alunos matriculados cresceu 150%, passando de 46 para 130 alunos. Esse crescimento não se limitou apenas à quantidade de alunos, mas também se refletiu no aumento do corpo docente, que dobrou de 10 para 20 professores, todos qualificados e alinhados com a nossa proposta pedagógica.
Em 2019, mais um marco: a inauguração do novo prédio dedicado à Educação Infantil. Após dois anos de obras e um investimento de mais de R$ 2 milhões, o espaço foi projetado para atender às necessidades das crianças, criando um ambiente acolhedor e estimulante. Com 10 espaços de aprendizagem modernos e uma área externa totalmente equipada, a infraestrutura da IEPA cresceu para proporcionar o melhor ambiente possível para o desenvolvimento dos alunos.
Hoje
Hoje, a IEPA é uma instituição de referência na educação construtivista, reconhecida por sua abordagem inovadora e por seu compromisso com a transformação contínua. Nosso corpo docente é altamente qualificado e dedicado a promover uma educação que vai além dos livros, incentivando o pensamento crítico, a criatividade e a autonomia dos alunos.
Atendendo a mais de 300 alunos e suas famílias nos últimos anos, a IEPA é hoje sinônimo de qualidade e confiança na educação, com uma infraestrutura moderna e completa, que inclui desde salas interativas até espaços ao ar livre projetados para o desenvolvimento pleno das crianças.
Mais do que uma escola, somos um centro de transformações. Com 30 colaboradores, continuamos comprometidos com a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do mundo.
Com foco no futuro, continuamos a buscar novas formas de inovar, sempre com a missão de transformar vidas e contribuir para uma sociedade mais justa e educada.
Tânia Fonseca Pinto
Idealizadora, fundadora e diretora geral
Uma estudiosa sobre infâncias e os micro processos que envolvem as relações de crianças, famílias e escola.
Tânia Fonseca Pinto
Idealizadora, fundadora e diretora geral
Paula Fonseca Pinto
Sócia mantenedora e diretora da educação infantil
Uma apaixonada pela primeiríssima infância que alterou a rota da carreira de advogada para pedagoga.
Paula Fonseca
Sócia mantenedora e diretora da educação infantil
Babi de Souza Bianculli
Diretora do ensino fundamental
Uma pedagoga estudiosa e encantada pelos processos de aprendizagem, que se transformou em neuropsicopedagoga.
Babi de Souza Bianculli
Diretora do ensino fundamental
Nossa equipe gestora
Conheça a Educ.Ação
A Educ.Ação é um centro de formação, arte e cultura vinculado à IEPA - Pequeno Aprendiz. Um espaço dedicado à produção de conhecimento, à troca de saberes e ao compartilhamento de experiências. Um ambiente aberto para pessoas que compartilham da mesma visão sobre a infância que nós, e que desejam contribuir com novas perspectivas, estudos, pesquisas e conhecimentos.
-
De onde surgiu a pedagogia que vocês acreditam? Em quem vocês se inspiraram?As crianças nos motivam a buscar teorias, abordagens e práticas pedagógicas que enriquecem nosso repertório. Nossas bases teóricas são fundamentadas na ciência, com referências como Wallon, Vygotsky, Piaget e Winnicott. Também seguimos o legado de educadores que marcaram a história das práticas educativas e a valorização da infância: Paulo Freire, Adriana Friedman, Loris Malaguzzi, Alfredo Hoyuelos e Emmi Pikler.
-
Porque o fundamental é integral?Desde o início do ensino fundamental, percebemos que o período pedagógico de 4 horas e 30 minutos era insuficiente para atender todas as necessidades de pesquisa e diálogos aprofundados. Após três anos de escuta e reflexão, decidimos adotar um período integral. Em 2023, iniciamos o programa estendido, que tem sido um grande sucesso.
-
Como ocorre a formação dos(as) professores(as) e da equipe?As formações são contínuas, tanto de forma individual quanto coletiva. Realizamos encontros quinzenais com a equipe pedagógica, onde aprofundamos temas que permeiam o cotidiano. Também temos encontros individuais com a gestão, voltados para orientações, discussões e alinhamentos. Oferecemos formações com profissionais externos à escola, que contribuem para retroalimentar nossa prática e nos proporcionar mais ferramentas, além de repertório acadêmico e científico.
-
As crianças ocupam os espaços externos todos os dias?Dizemos sempre que todo espaço é um espaço de aprendizagem, desde o refeitório e a sala do sono até a sala de convivência e a sala de referência. Ao elaborar seu planejamento, a professora já intenciona os espaços que contribuirão para o desenvolvimento das propostas pedagógicas e seus desdobramentos. Assim, garante que as crianças ocupem todos os espaços da escola.
-
O que é pedagogia projetual para vocês?A pedagogia projetual é aquela que permite dar sentido ao que o grupo deseja investigar e explorar, transformando o currículo estático em um currículo vivo. Essa prática pedagógica oferece diversas possibilidades e respeita o processo de aprendizagem de cada criança, que não é linear, mas sim inter-relacional.
-
Como as famílias acompanham o percurso pedagógico das crianças?Nossa escola promove e incentiva a participação da família no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Além do cotidiano dentro da escola, com acesso diário às professoras, professores, colegas, coordenação e direção, dispomos de ferramentas de comunicação que informam sobre o que está acontecendo no ambiente escolar. As paredes da escola, com suas documentações, refletem as atividades diárias e os percursos das crianças, além de informativos via agenda digital (app), jornais digitais, vídeos e áudios produzidos pela equipe pedagógica e pelos alunos. Trimestralmente, realizamos sondagens no ensino fundamental, e as famílias recebem toda a documentação. Na educação infantil, são enviados relatórios individuais e de grupo.
FAQ
Quais são as perguntas mais frequentes?