top of page

Como é o cotidiano na IEPA?

Venha conhecer um pouco mais sobre o dia a dia das crianças

e dos grupos na nossa escola.

Alunos no parquinho
Aluna infantil brincando
Alunas lendo
Aula com recorte e colagem
Aula de desenho

Currículo

Nosso currículo é pensado na criança. Um currículo vivo, que considera a identidade da criança e articula os saberes culturais e da humanidade com os conceitos em construção por cada uma.

Alunos na aula de ciências

Alimentação

É um momento de conexão e aprendizado. Nossas refeições são planejadas para promover um ambiente acolhedor, onde os alunos possam desfrutar do momento e aprender sobre a importância da nutrição. Com uma preparação cuidadosa e dedicada, cultivamos hábitos alimentares saudáveis que acompanham nossos alunos por toda a vida.

Aluna almoçando

Brincar

Algo essencial para o desenvolvimento educacional das crianças. Por meio das brincadeiras, elas exploram o mundo, desenvolvem habilidades sociais e emocionais, além de estimularem a criatividade.

 

Brincar ensina a resolver problemas, trabalhar em equipe e comunicar ideias. Promove autonomia e autoestima, permitindo que as crianças descubram suas capacidades em um ambiente seguro. Em nossa escola, o brincar é uma ferramenta pedagógica poderosa que contribui significativamente para o crescimento integral dos nossos alunos.

Alunos jogando xadrez

Cotidiano

Reconhecendo diferentes linguagens, o dia a dia é estruturado para favorecer o crescimento integral de cada criança. Esse processo transcende o ensino acadêmico, priorizando o desenvolvimento humano e a aprendizagem, além de incentivar o pensamento crítico e a colaboração.

Comunicação

Um elemento essencial para a sobrevivência e a identificação da nossa espécie, tanto que a necessidade de se relacionar e comunicar emerge desde o nascimento do ser humano. Sem comunicação e vínculo, nenhum processo se sustenta.

Acolhimento

Em nossa escola, o acolhimento é a base de tudo. Praticamos a escuta e o olhar ativos, garantindo que cada aluno se sinta ouvido e valorizado. Promovemos o diálogo aberto entre alunos, professores e pais, fortalecendo vínculos e construindo relações de confiança. Esse ambiente seguro e afetuoso permite que os alunos se expressem livremente, prosperem academicamente e cresçam emocionalmente, sempre guiados pelo valor do acolhimento.

Observação

Algo fundamental para compreender e apoiar o desenvolvimento de cada aluno. Realizamos investigações detalhadas e registros cuidadosos, valorizando a documentação pedagógica para adaptar nossas abordagens às necessidades individuais. Mantemos uma pesquisa contínua para enriquecer nossa prática educativa, garantindo um ambiente onde o crescimento acadêmico e emocional de cada aluno é priorizado.

Exploração

A exploração e os percursos investigativos são fundamentais para o aprendizado das crianças. Ao investigar e explorar, elas desenvolvem o pensamento crítico, a curiosidade e a capacidade de resolver problemas de forma independente. Esse processo estimula a criatividade e a inovação, permitindo que as crianças façam conexões significativas entre o conhecimento teórico e a prática.

Os pilares do nosso dia a dia

Nossos núcleos

Nossa escola propõe, para crianças de 0 a 5 anos (Educação Infantil) e de 6 a 10 anos (Ensino Fundamental), um espaço de escuta, diálogo e respeito por seu processo.

Professora auxiliando em particular um aluno durante os estudose

O professor como facilitador

Para que todo o nosso pensamento e prática pedagógica sejam viáveis, a equipe pedagógica se aprofunda nos temas trabalhados com as crianças. Encontros quinzenais e sistemáticos entre professores, coordenação e direção pedagógica, e, ocasionalmente, profissionais que nos assessoram em áreas complementares à pedagogia, promovem reflexão, discussão e, consequentemente, a produção de conhecimento coletivo e individual. As auxiliares também participam das formações mensais.

 

Além disso, os professores no ensino fundamental possuem uma jornada diferenciada. Para garantir um planejamento alinhado à intenção pedagógica, têm 1h no período da manhã destinada à organização dos espaços e das propostas do dia, antes da entrada das crianças. No fim do dia, quando as crianças vão para atividades extras ou para casa, os professores dispõem de 1h30 para realizar encontros com seus colegas, fazer seus registros diários e revisar a programação do dia e das próximas pesquisas.

WhatsApp
bottom of page